Observação a partir do hemisfério sul.
Infelizmente, esse cometa não está bem posicionado no céu para favorecer observadores do hemisfério sul, pelo menos até a data de seu periélio. Assim, o cometa somente estará bem posicionado para observações a partir do início de novembro.
A partir dessa data, ele poderá ser visto como um objeto vespertino após as 18:30, embora, a depender da latitude, nesse horário, o céu ainda estará muito brilhante, o que dificulta sua observação. Também porque o cometa estará próximo do horizonte, o que reduz seu brilho (por extinção atmosférica). Em todo seu movimento pós-periélico, esse cometa não se afastará muito do sol, ou seja, seu ângulo de elevação não mudará muito.
Pelas estimativas de brilho, o cometa será mais brilhante que mag. 6.0 em todo o mês de novembro. Isso significa que poderá ser observado com um binóculo ou pequeno telescópio entre as constelações de Ofíuco e Escorpião ao cair da tarde. No dia 14/11, por exemplo, ele estará próximo da estrela Sabik ou η Oph (mag. 2.4).
Esse cometa atinge mag. 8.0 em meados de dezembro de 2025, porém, sua posição no céu fará com que ele volte a ser um objeto matutino por volta do dia 20/12. Sua observação será sempre dificultada pela sua proximidade angular com o sol.
Referências
Comentários
Postar um comentário