Imagem obtida por Mike Olason (Tucson, Arizona) em 16 de setembro, mostrando o cometa próximo a Spica. (fonte: http://www.aerith.net/)
Como observar
Outras posições podem ser determinadas pelo uso do software Stellarium que foi usado nas imagens acima.
Referências
[1] https://www.minorplanetcenter.net/
[2] https://cobs.si/comet/2659/
[3] https://astro.vanbuitenen.nl/comet/2025R2
Um novo cometa foi descoberto por Vladimir Bezugly (na Ucrânia) em 11/9/2025 por meio de imagens do sistema SWAN (Solar Wind Anisotropies camera, carga útil da missão solar SOHO). Por isso, ele foi inicialmente designado SWAN25B.
De forma inesperada, esse objeto apresentou brilho suficiente para ser visualizado por pequenos instrumentos e se tornar um visitante que se poderá acompanhar em setembro e outubro de 2025, principalmente no hemisfério sul.
Há relatórios de observação que colocam esse objeto a atingir mag. 6, mas não mais brilhante do que isso. As estimativas de brilho seguem uma curva corrigida a partir de uma inicial provida pelo MPC [1] e outras agências que previram que esse cometa atingiria (no mínimo) mag. 9.0 (ou seja, seria mais débil do que isso, tornando-se um cometa "brilhante", frente à imensa maioria que não consegue ser mais brilhante que mag. 15.0).
O periélio desse cometa ocorreu em 12/9. Sua excentricidade é próxima de 1, e seu período de revolução não é conhecido - provavelmente centenas ou milhares de anos. Outros elementos orbitais constam em [2] e [3]. Em imagens tomadas em 16/9, é possível ver uma cauda (figura acima).
A boa notícia é que esse cometa permanecerá visível por um período de algumas semanas com mag. entre 7.0 e 6.0, conforme uma curva teórica ilustrada por von Buitenen [3]. Isso se deve à geometria das órbitas do cometa e da Terra. Dessa forma, quando ele estiver mais próximo da Terra (em 19/10), ele já terá se afastado do sol e reduzido seu brilho absoluto de forma que seu brilho aparente se tornará aproximadamente constante nessa fase pós-periélica.
Como observar
O objeto é vespertino e pode ser visualizado preferencialmente por observadores no hemisfério sul após as 18:30. No momento, ele pode ser observado na constelação da Virgem.
Será necessário usar um binóculo ou pequeno instrumento para sua observação, e apenas em regiões excepcionalmente escuras ele talvez possa ser observado à vista desarmada. É claro que cometas são objetos surpresa, de forma que é possível que seu brilho aumente ou se reduza conforme a estrutura de seu núcleo.
Na sequência de mapas abaixo, é possível acompanhar a posição desse cometa para algumas datas escolhidas.
![]() |
Posição do cometa próximo a Marte por volta das 18:30 como visto desde Brasília/DF em 19/9/2025 próximo ao horizonte oeste. |
![]() |
Posição do cometa em "conjunção tríplice" com a lua, Spica e marte em 24/9/2025, as 18:30 como visto desde Brasília/DF. |
![]() |
Posição do cometa próximo ao par Zubenelgenubi (Balança) em 1/10/2025 como visto desde Brasília/DF as 19:30. |
Outras posições podem ser determinadas pelo uso do software Stellarium que foi usado nas imagens acima.
[1] https://www.minorplanetcenter.net/
[2] https://cobs.si/comet/2659/
[3] https://astro.vanbuitenen.nl/comet/2025R2
Comentários
Postar um comentário