Descoberta
Uma nova estrela surgiu na constelação de Sagitário. Denominada Nova Sagittarii 2025 (especificamente V7993 Sagittarii), foi descoberta de forma independente por uma campanha russa (chamada "Nova Via Láctea" [1], por S. Korotkiy) e pelo amador japonês Tadashi Kojima em 23 de março último. Sua magnitude na descoberta era 13,0 e aumentou para 10 alguns dias depois, o que a faz acessível a pequenos telescópios longe dos céus poluídos de grandes cidades.
Localização
Para sua localização, o mapa da AAVSO [2] é reproduzido abaixo. Sua posição em Sagitário, próximo ao aglomerado M 7, é um alvo relativamente fácil para observadores do hemisfério sul. O relatório do "The Astronomer's Telegram" [1] relata que
De forma geral, as características espectrais (dessa estrela) são consistentes com nova da classe FeII em sua fase inicial.
Trata-se de um par binário muito próximo, que produz intensas variações de brilho quando material de uma estrela interage com a atmosfera da outra.
Referências
[1] Near-Infrared Observations of V7993 Sagittarii (TCP J18022164-3310319), Link: https://www.astronomerstelegram.org/?read=17122
Comentários
Postar um comentário