08 setembro 2023

Cometas em 2023: C/2023 P1 (Nishimura)

Cometa C/2023 P1 (Nishimura) observado desde a Áustria por Michael Jaeger em 3/9.
Esse interessante cometa foi descoberto de maneira espetacular pelo astrônomo amador japonês H. Nishimura no último 11 de agosto. Espetacular porque sua existência passou incólume por inúmeros sistemas de imageamento robotizados para ser descoberto por um humano dedicado. Parabéns ao seu descobridor!

Esse cometa tem condições peculiares de observação no hemisfério sul. Em primeiro lugar por causa de sua posição no céu, está praticamente junto ao sol, o que torna difícil sua observação em latitudes tropicais austrais antes de 12/9 (data de sua maior aproximação com a Terra). Esse cometa será melhor observado depois que tiver sua passagem periélica, o que ocorrerá após 17/9/2023 [1].

De fato, o site cometchasing [2] não dá como certo que esse cometa seja observável no hemisfério sul em setembro de 2023. Colocamos este post para orientação de nossos leitores, dadas as inúmeras notícias do norte sobre esse cometa na internet [3], sem a preocupação de saber se ele é um objeto apropriado para observação no hemisfério sul.

Com bastante dificuldades o cometa poderá ser visto desde Brasília/DF emergindo das "brumas do crespúsculo" como mostra a Fig. 2 abaixo, que é uma simulação do Stellarium para o dia 18/9 as 18:50. Nessa data, para Brasília, o cometa será um objeto muito baixo no horizonte ocidental, com magnitude próxima a 3.5. 

Fig. 2 Cometa Nishimura emergindo das brumas do crepúsculo no dia 18/9 por volta das 18:50 como visto desde Brasília/DF. Nessa data, o cometa será um objeto localizado a menos de 1 grau acima do horizonte oeste.

Em 21/9, o cometa já terá se elevado um pouco mais em relação ao horizonte e será observado junto ao planeta Marte, na constelação da Virgem. Em compensação, seu brilho se reduzirá para mag. 4.6. 

Os dias 20-22/9 parecem ser as datas para melhor observação desse cometa. Mesmo assim, ele não poderá ser observado a mais de 5° em relação ao horizonte, o que fará com que sua observação seja um desafio. Depois do dia 28/9, esse cometa desaparece por tempo indeterminado para os observadores na Terra.

Referências


[3] Descoberto há um mês, cometa Nishimura será visível neste fim de semana. https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/09/06/descoberto-ha-um-mes-cometa-nishimura-sera-visivel-neste-fim-de-semana.ghtml É uma notícia falaciosa sobre a observação desse cometa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário