D. Pedro II inspeciona um "grande refrator". |
Apresentamos abaixo esses e alguns outros eventos previstos para cada um dos meses do ano próximo, com destaque para sua observabilidade desde o Brasil.
Detalhes de alguns dos eventos descritos abaixo serão apresentados ao longo de 2022.
Janeiro
O cometa C/2021 A1 (Leonard) é visível com mag. 6.0 (ou seja, acessível por meio de binóculos e pequenos instrumentos). No início do mês, ele pode ser observado entre as constelaçõs do Peixe Austral e o Grou. Portanto, sua posição favorece observadores do hemisfério sul, logo após o pôr do Sol.
Fevereiro
Um belo alinhamento de planetas pouco antes do nascer do Sol em 28 de fevereiro. É, na verdade, a formação de duas conjunções no céu matutino.
Alinhamento de planetas (duas conjunções visíveis ao mesmo tempo) em 28 de fevereiro. |
Março
Conjunção quádrupla em 28 de março. Olhe em direção à Leste, pouco antes do nascer do Sol.
Conjunção quádrupla pouco antes do nascer do sol em 28 de março. |
Abril
Conjunção muito próxima entre Vênus e Júpiter entre 30 de março e 1 de abril. Olhe em direção à Leste, antes do nascer do Sol. O dia 27 de abril também trará uma conjunção tripla, envolvendo a Lua, Vênus e Júpiter também antes do nascer do Sol.
Um eclipse parcial do Sol ocorrerá em 30 de abril. Entretanto, esse eclipse será visível principalmente no Pacífico Sul, à Oeste do Chile e não será visível no Brasil.
Maio
A transição do dia 15-16 de maio trará talvez o melhor eclipse total da Lua dos anos recentes, evento inteiramente visível nas Américas e, principalmente, do Brasil. Para Brasília, o eclipse se inicia às 22:32 do horário local no dia 15/5 e atinge a totalidade às 0:29 do dia 16/5. A fase parcial do eclipse termina às 2:55. Antes da data do eclipse, traremos mais detalhes sobre esse evento.
Junho
Estão previstas boas condições para observação do cometa C/2017 K2 (PanSTARRS), que foi descoberto no Havaí em maio de 2017. Em junho, ele atinge mag. 6.0.
Esse é o "grande cometa" de 2022 (pelo menos por enquanto), que poderá ser observado ao longo de vários meses do ano (até março de 2023) e atingirá um pico de brilho próximo à mag 5.0 em dezembro de 2022. Mais informações serão providas ao longo de 2022 aqui em um post especial.
Julho
A chuva de meteoros Eta Aquáridas poderá ser observada em boas condições entre 28 e 29 de julho, já que a Lua estará nova nesses dias. No hemisfério sul, a observação é mais favorável antes do nascer do Sol.
Agosto
Uma interessante conjunção em 19 de agosto poderá ser vista, da Lua e Marte, com presença especial do aglomerado aberto das Plêiades. Olhe em direção à Leste, antes do nascer do Sol.
Conjunção da Lua e Marte em 19 de agosto, com a presença das Plêiades. |
Diagrama ilustrativo da oposição de Marte conforme https://www.alpo-astronomy.org/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário