Aspecto da conjunção de Júpiter e Saturno em 21/12/2020 como visto por um telescópio de baixo aumento. |
Júpiter e Saturno em conjunção em 20-21 de dezembro de 2020, a aproximadamente 6' de arco de distância (1/10 de grau) ou 1/5 do diâmetro da lua cheia. Trata-se de um fenômeno fácil de se observar a vista desarmada e que somente ocorreu nas mesmas condições de aproximação em 1623.
O melhor horário de observação será depois do pôr do sol, por volta das 19:00 no horário local do observador. O tempo de observação da conjunção após o por do sol é pequeno, com os planetas muito próximos do horizonte ocidental. Assim, a conjunção não será visível por muito tempo nas datas indicadas - a menos que o observador localize o par de planetas durante o dia.
Júpiter e saturno estarão na constelação do Capricórnio.
Essa conjunção oferece uma boa oportunidade para fotografar o par de planetas usando uma câmera acoplada a uma teleobjetiva. Deve-se usar máximo ISO e um tempo de exposição que sature os discos dos planetas para registrar os satélites (de Júpiter e Saturno).
O melhor instrumento para observar essa conjunção é um binóculo.
Associada à conjunção de dezembro, uma conjunção tripla envolvendo a lua, júpiter e saturno ocorrerá em 19 de novembro de 2020, na ocasião, os planetas estarão ainda bastante afastados.
Conforme o site earthsky.org, uma conjunção semelhante somente ocorrerá em março de 2080.
Referência
[1] https://earthsky.org/astronomy-essentials/great-jupiter-saturn-conjunction-dec-21-2020
Dessa vez eu observarei.
ResponderExcluir