![]() |
| Imagem do cometa cometas em 2026, C/2025 R3 (PanSTARRS) fotografado em 16/1/2026 por Michael Jager e Gerald Rhemann (Fonte: http://www.aerith.net/). |
Nem bem afirmamos que não havia ainda cometas potencialmente brilhantes em 2026, um novo cometa se apresenta com prognóstico de ser visível a vista desarmada: o C/2025 R3 (PanSTARRS).
Descoberto em setembro de 2025 pelo instrumento PanSTARRS, esse objeto é um cometa de longo (e desconhecido) período orbital, e periélio marcado para 20 de abril de 2026. Existe uma grande incerteza em seu brilho máximo; estimativas no site de Seiichi Yoshida o colocam como um objeto de mag. 5 no final de abril. A curva teórica de brilho de Gideon van Buitenen, por outro lado, estima brilho máximo ~2.0, embora quando isso ocorrer ele estará demasiadamente próximo do sol para ser bem observado.
Esse será um cometa observável no hemisfério sul em meados de abril como um objeto matutino e, ao entardecer, depois do periélio, ou seja, no início de maio. As condições de observação são mais facilitadas nesses períodos no Brasil pelo início do inverno.
Em meados de abril, ele será visto como um objeto muito baixo no horizonte leste a cruzar a constelação de Pégaso (Fig. 1). Nas primeiras semanas de maio de 2026, ele cruzará a constelação de Eridano rumo a Órion (Fig. 2), sempre ascendendo em relação ao horizonte oeste. Em 10/5 estará próximo da Nebulosa de Órion, formando um bom momento para astrofotografia. Potenciais observadores ou fotógrafos terão que ser rápidos, pois o cometa perde brilho logo na primeira semana de maio de 2026.
Para observar esse cometa, o astronomiapratica produziu dois mapas (com base nas fontes de dados do MPC e Hypparcos para o catálogo de estrelas) para a posição antes e depois do periélio, como mostrado nas Fig. 1 e 2 abaixo, respectivamente.
Como é sempre bom lembrar, é muito difícil fazer previsões sobre o brilho que cometas atingirão. Assim, é preciso acompanhar os informes para melhor se posicionar em relação a ter esse cometa como um grande alvo para astrofotografia.
Referências

_abril2026.png)
_maio2026.png)
Comentários
Postar um comentário