Simulação Stellarium do cometa C/2024 G3 no dia 20/1/2024 as 20:00 do horário de Brasília. |
Esse parece não ser o caso do cometa ATLAS (C/2024 G3). Foi descorberto em 5 de abril de 2024 por um sistema de telescópios robóticos denominados "Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System" (Sistema de últimos alertas de impacto de asteorides terrestres, ver https://fallingstar.com/home.php) ou ATLAS em acrônimo, localizados no Havai, Chile e África do Sul.
Esse objeto alcançará o periélio (ponto mais próximo do sol) no dia 13 de Janeiro de 2025. Para observadores no Brasil que tenham bons céus e uma visão absolutamente desobstruida do horizonte, será, em tese, um astro de fácil observação a vista desarmada posto que muito próximo da linha do horizonte oriental (ou seja, visível antes do nascer do sol).
Uma simulação do Stellarium para a latitude de Brasília/DF mostra o cometa muito próximo do sol entre os dias 8-15 de janeiro, época em que se preve maior brilho, alcançando magnitudes negativas. Porém, sinceramente não nos comovemos com ele, dada sua proximidade com o Sol e sua posição: a linha que o liga ao sol está praticamente paralela ao horizonte (ou seja, ele "nasce" junto com o sol). Por exemplo, para o dia 8/1 sua magnitude real é -5, porém, ela se torna "ajustada" para 3 por causa do fundo brilhante da aurora e sua elevação de não mais que 3 graus do horizonte oriental (Figura 1).
Figura 1. Posição do cometa para Brasília, DF em 8/1/2025 por volta das 5:00. |
Além disso, há a dificuldade de observação no poluído ambiente de grandes cidades. Seu periélio em janeiro também não o torna um objeto acessível durante a temporada de chuvas e céus encobertos que assolam o Brasil na época.
Depois do periélio, se o cometa sobreviver ao encontro com o sol, ele será visto à tarde porém seu brilho será muito reduzido. Como estará um pouco mais distante do sol (18/1) sua observarção será um pouco mais favorável.
Para conhecer saber como localizar o cometa em sua cidade consulte:
https://www.timeanddate.com/astronomy/night/
Comentários
Postar um comentário