Aspecto da lua eclipsada parcialmente as 00:00 (horário de Brasília) no dia 18 de setembro (horário TU). |
Em 17 de setembro de 2024 ocorrerá um eclipse parcial da lua que será visível em boa parte do hemisfério ocidental, Brasil inclusive.
Considerando a época de seca que o interior do Brasil vive, é bem provável que esse eclipse seja visível em grande parte do país sem impedimento de nuvens. Para observar o evento, não há qualquer medida excepcional a ser tomada, como ocorre nos eclipses do sol. No Brasil, a lua estará localizada alta no céu no momento de maior obscurescimento. Para outros locais, a lua poderá já estar eclipsada próximo ao horizonte leste (o eclipse ocorre mais cedo) ou, ocorrendo mais tarde, estará eclipsada próximo ao horizonte ocidental.
Em seu máximo a lua terá apenas 3,5% de sua superfície aparente eclipsada pela sombra da Terra. Uma fração maior será tomada pela penumbra.
Para Brasília, DF, o eclipse se inicia às 21:41 de 17/09/2024 e terá seu máximo as 23:44 do mesmo horário para o tempo local. Nessa mesma região, o eclipse termina às 1:47 do dia 18/09/2024. A duração total do evento é de 4 horas, sendo que a fase "parcial" (quando haverá obscurescimento pela sombra) durará 1 hora. Estima-se que aproximadamente 4 bilhões de pessoas poderão assistir ao evento desde que existam condições meteorológicas favoráveis.
Na ocasião de um eclipse total da lua em setembro de 2015 fizemos algumas considerações sobre como tirar fotografias de tipo de fenômeno (veja: "Dez questões sobre o eclipse lunar de setembro de 2015, https://astronomiapratica.blogspot.com/2015/09/dez-questoes-sobre-o-eclipse-lunar-de.html) que também são válidas para esse evento. Um telefone celular e um telescópio poderão serer usados para se registrar o fenômeno em todas as suas fases.
Referência
Comentários
Postar um comentário