Mapa da região de visibilidade do eclipse da lua em 26/5/2021 segundo a referência. |
Em 26 de maio de 2021 haverá um eclipse total da lua, com seu máximo de totalidade visível apenas para as longitudes do centro do Oceano Pacífico. Mesmo assim, o início do eclipse será visível em grande parte da América do Norte (Estados Unidos e costa oeste do Canadá).
A lua estará completamente eclipsada na faixa branca do gráfico acima. Na região escura, nenhum eclipse será visto, o que corresponde a todo território da África e a Europa.
Nas regiões cinzas, o eclipse será parcial.
Para o Brasil, o início do eclipse será visto na região P1 (nordeste do Brasil) e, em boa parte do território, o eclipse será penumbral. Esse início se dará com a lua próximo ao horizonte ocidental. Á medida que o eclipse avança, a lua se põe, de forma que a fase de totalidade não será visível no Brasil.
Em boa parte do Brasil (exceto para o Acre, one o eclipse será parcial), haverá leve esmaecimento da iluminação do sol no disco lunar, sem a presença de alguma sombra. A fase penumbral dura até as 9:44 TU (ou 6:44 do tempo de Brasília), quando a lua começa a ser coberta pela sobra da Terra.
O próximo eclipse da lua ocorrerá em 19 de novembro de 2021.
Referência
https://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2021May26T.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário