1. Em qual data e horário ocorrerá o eclipse?
O eclipse terá ocorrerá na noite de 16 de julho de 2019. Trata-se de um eclipse parcial. O início do eclipse será por volta das 15:43 do horário local (tempo de Brasília) e ocorrerá com a lua abaixo do horizonte. Para Brasília/DF, a lua poderá ser vista já eclipsada por volta das 18:30 do tempo local. Esse também é o instante em que o eclipse estará em seu máximo.
A lua nascerá, de fato, parcialmente eclipsada para o Brasil, sendo que a fase parcial (quando a sombra da Terra deixa o disco lunar) ocorrerá por volta das 8:00 do tempo local. O eclipse tem seu fim (fase penumbral) às 21:17 do tempo local.
Em Brasília, o máximo de obscurescimento ocorrerá com a lua aproximadamente a 8 graus acima do horizonte.
2. Onde poderá ser observado o eclipse?
O mapa da Figura 1, retirado de [1], mostra as regiões onde o eclipse poderá ser observado, o que representa, portanto, todo o território do Brasil. O fenômeno não será visto, por exemplo, nos Estados Unidos
Para a região escurecida, o eclipse poderá ser observado na forma parcial. Na região cinza ele será penumbral, onde será possível ver apenas um leve escurecimento da lua.
Porém, o fenômeno não se dará em todos os lugares da mesma forma ao mesmo tempo, porque a Terra é esférica [2]. A região nordeste será a primeira a observar o fenômeno. Sucessivamente, a lua surgirá para as regiões mais a oeste.
Figura 1 Regiões de visibilidade do eclipse da lua de julho de 2019. A região mais escura corresponde a onde o eclipse será visto como parcial. A região cinza ele será penumbral.
|
3. Quanto tempo durará o fenômeno?
O tempo total depende da posição do observador. No Brasil, a lua estará acima do horizonte já eclipsada e o fenômeno durará quase duas horas aproximadamente. Durará mais para observadores a leste e menos para observadores a oeste.
4. Qual o melhor meio de se observar o eclipse?
Sem dúvida, a observação visual poderá se beneficiar de um bom binóculo (do tipo 7X50 ou 10X60), porém a vista desarmada é um dos melhores meios de se observar o fenômeno.
Como a lua estará próxima do horizonte, será uma boa oportunidade para tomadas fotográficas incluindo objetos no horizonte.
Observações com telescópio também são indicadas. Nesse caso, deve-se usar baixos aumentos para apreciar o disco lunar inteiro nas diversas fases do eclipse.
5. A lua ficará vermelha?
Não. Por ser um eclipse parcial, não haverá obscurecimento total da lua, condição para que ela fique vermelha.
6. Preciso ir a um lugar escuro para ver o fenômeno?
Não. A lua é um objeto bastante brilhante, de forma que sua observação é sempre possível mesmo com a luz intensa das cidades.
7. Quando será o próximo eclipse total da lua visível no Brasil?
O próximo eclipse será em 10 de janeiro de 2020, mas não será visível no Brasil. O próximo eclipse da lua (penumbral), será apenas em 5 de julho de 2020.
Um eclipse total da lua (com direito à lua vermelha), somente será visto completamente no Brasil em maio de 2022.
Referência e comentário
[2] Proposta de experimento para os Terraplanistas: assim que visualizar a lua eclipsada nascendo à leste, algum terraplanista no nordeste poderá ligar para um colega seu no Acre e perguntar se ele está vendo a lua. A resposta será surpreendente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário