Capa do ALMA 2019 com homenagem ao eclipse de Sobral de 1919. |
O "Almanaque Astronômico Brasileiro 2019" (ALMA 2019), produzido pela CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais) já está disponível para download. Organizado por Antônio Rosa Campos, essa obra pode ser baixada GRATUITAMENTE no link:
Da "apresentação" (item III) da obra, reproduzimos o parágrafo:
Chega-se então ao marco de 16 anos de edições contínuas, quando em 2003 foi lançada a sua primeira edição, trazendo sempre como escopo a disseminação da Ciência Astronômica em seu aspecto simples. Assim, continuam inseridos os fenômenos que ocorrerão na abóbada celeste, sendo que neste ano foram introduzidas algumas sugestões por parte dos integrantes da Turma Apus (3ª turma do GREC - Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu) que conta com associados recém-ingressos no CEAMIG e que buscam elevar seus conhecimentos sobre a esfera celeste.
De fato, com 197 páginas, há bastante material para consulta, principalmente na forma de tabelas numéricas, reproduzindo a maneira clássica com que almanaques astronômicos apresentavam informação de natureza astronômica. A maior vantagem do ALMA 2019 é ser uma obra voltada para o território brasileiro. Por exemplo, na Figura abaixo, um mapa da Lua (p. 103) apresenta as circunstâncas da ocultação de Vênus pela lua que ocorrerá em 31 de janeiro de 2019, relacionando as diversas cidades no Brasil em que o fenômeno poderá ser visto de dia.
Circunstâncias da ocultação de Vênus pela Lua em 31/1/19 conforme ilustrado no ALMA 2019. |
Além de muita informação sobre ocultações para o território nacional, eclipses e chuveiros de estrelas, há também uma seção dedicada a cometas em 2019. Um dos cometas mais brilhantes de 2019, ficamos sabendo pelo Almanaque, será o P/2008 Y12 (SOHO), ver p. 186, que atingirá mag. -1,9 em 9 de outubro de 2019, quando, porém, estará em conjunção com o Sol. Efemérides para os principais cometas previsíveis de 2019 são fornecidas em intervalos de dois dias.
Certamente, o ALMA 2019 é uma importante obra de informação astronômica para o Brasil, razão porque parabenizamos seus organizadores a fim de que possam continuar a manter o excelente trabalho.
Comentários
Postar um comentário