19 agosto 2014

A última "super lua" de 2014 (9 de Setembro de 2014)

Diferença de diâmetro da lua no perigeu (esquerda, a chamada "superlua") e apogeu. Imagem: Christopher Picking.
O ano de 2014 está sendo repleto de raros acontecimentos relacionando o sol e a lua. Entre eles estão as chamadas "Luas cheias de perigeu" ou "superluas" que essencialmente são momentos em que a lua na fase cheia também se encontra em sua posição mais próxima da Terra (o chamado perigeu).

Até hoje, em 2014, houve duas super luas: 12 de julho, com a fase cheia que ocorreu a 21 horas antes do perigeu e o de 10 de agosto, a mais próxima de todas, com a cheia a ocorrer 27 minutos depois do perigeu.

O dia 9 de Setembro terá a última de 2014, com a lua cheia ocorrendo 22 horas depois do perigeu.

Algumas curiosidades

  • O termo "superlua" não é oficial na comunidade astronômica, que prefere "lua cheia de perigeu" (em inglês também se usa o nome "proxigean full moon");
  • A passagem da lua pelo perigeu pode ocorrer em qualquer fase, mas o fenômeno é mais notável quando ocorre durante a lua cheia.
  • No perigeu, o diâmetro da lua é aproximadamente 14% maior do que no apogeu;
  • O brilho de uma super lua é aproximadamente 30% maior do a lua do apogeu;
  • A frequência de ocorrência do fenômeno é de aproximadamente 20 anos;
  • A proximidade com o perigeu na ocorrência de cheia tem um efeito muito pequeno sobre as marés. A diferença em altura, como consequência da maior proximidade, é de aproximadamente 2,5 cm. Portanto, é mítica a crença de que a super lua possa causar revolução nos oceanos e mares.

Obviamente, a ocorrência do fenômeno tem importância meramente contemplativa.

Referências


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário