![]() |
O eclipse poderá ser visto em sua fase de totalidade em todas as Américas por volta das 6:27 UTC (ou 3:27 do horário de Brasília) do dia 14/3. |
Em 14 de março de 2025, ocorrerá um eclipse total da lua que será visível em boa parte do hemisfério ocidental, Brasil inclusive.
As fases iniciais e a totalidade do eclipse serão visíveis em qualquer parte do país, desde que não haja nuvens. Para observar o evento, não há qualquer medida excepcional a ser tomada, como ocorre nos eclipses do sol. No Brasil, a lua estará localizada próxima ao horizonte oeste durante o obscurecimento máximo.
Em seu máximo, a lua estará completamente eclipsada, entretanto isso dependerá do local e do horário. Para Brasília, DF, o eclipse se inicia às 00:57 de 14/03/2025 e terá seu máximo às 3:48 (horário local), com final previsto para as 7:00, quando a lua já estará abaixo do horizonte. O evento durará aproximadamente 6 horas em Brasília/DF. Assim, em boa parte do país, o eclipse será visto durante a madrugada, com a lua já próxima ao horizonte oeste.
Estima-se que aproximadamente 1 bilhão de pessoas observarão o eclipse em sua fase total.
Na ocasião de um eclipse total da lua em setembro de 2015, fizemos algumas considerações sobre como tirar fotografias de tipo de fenômeno (veja: "Dez questões sobre o eclipse lunar de setembro de 2015, https://astronomiapratica.blogspot.com/2015/09/dez-questoes-sobre-o-eclipse-lunar-de.html) que também são válidas para esse evento. Um telefone celular e um telescópio poderão serer usados para se registrar o fenômeno em todas as suas fases.
O próximo eclipse total da lua ocorrerá em 7-8 de setembro de 2025 e não será visível no Brasil.
Referência
Para saber detalhes do eclipse em sua localidade, acesse:
Comentários
Postar um comentário