Imagem do dia 10/9 mostrando o cometa e a presença de um traço de um satélite. Crédito Michael Jaeger. |
O prolífico descobridor de cometas Terry Lovejoy (da Austrália) anunciou no último dia 9 de Setembro (2013) a descoberta de um novo cometa que recebeu a designação C/2013 R1 (Lovejoy). Para a descoberta, ele usou um telescópio refletor de 20 cm de diâmetro do tipo Schmidt-Cassegrain.
O astro se localizava na constelação de Monoceros e brilhava a magnitude 14.5. Outras observações mostraram este novo cometa com uma pequena condensação (coma).
Para observá-lo visualmente em Setembro e Outubro é necessário telescópios maiores, porém, ele será visível como um cometa de magnitude 8.0, ou seja, facilmente observável por binóculos no final do mês de Novembro de 2013. Nessa época (final do mês), o cometa Lovejoy irá passar a aproximadamente 60 milhões de quilômetros da Terra.
Coincidentemente, Novembro será provavelmente o mês para um verdadeiro encontro de cometas no céu. Teremos a presença do cometa ISON (C/2012 S1, sobre o qual já escrevemos aqui) e também o cometa Encke (com mag. estimada 6.0) junto com os planetas Marte e Júpiter. Para observadores do hemisfério sul, entretanto, a presença do novo Lovejoy não será muito apreciada, já que, no final de Novembro ele estará na constelação da Ursa Maior, acessível, portanto, à observadores do hemisfério norte apenas.
Trajetória aparente do C/2013 R1 no céu. Sua posição no final em novembro não permite sua observação no hemisfério sul. |
De qualquer forma, quem tem instrumentos mais potentes poderá observar a nebulosidade do C/2013 R1, provavelmente até a metade de Novembro aqui no hemisfério sul (veja o mapa acima).
Traremos mais informações sobre o C/2013 R1 ainda antes de seu periélio.
Referências
- Quem tiver interesse, pode ler a narrativa do descobridor do C/2013 R1 aqui.
- New Comet Discovered: Lovejoy Will Add to “Comet Lineup” in Winter Skies
- Looks like we got us a Comet Convoy…
Comentários
Postar um comentário