O cometa C/2013 A1, chamado de 'Siding Spring', seria um cometa "normal" para 2014 que atingirá magnitude abaixo de 9.0 (visível por meio de binóculos em regiões de céu muito escuro). O problema é que, em estimativas mais recentes de sua órbita, ele tem a chance de colidir com marte!
Descoberto em 3 de Janeiro de 2013 por Robert McNaught no Observatório de Siding Spring com um telescópio de 50 cm, uma imagem recente desse cometa pode ser vista acima (imagem obtida no Observatório do Vaticano).
Siding Spring: em rota de colisão com marte? |
Se ocorrer colisão, será no dia 19 de Outubro de 2014. As estimativas de hoje (março de 2013) mostram que ele passará a menos de 0,0007 Unidades Astronômicas de marte, ou aproximadamente 100 mil quilômetros, o que é bem pouco para os padrões de distância planetários. Como há incertezas, essa estimativa pode representar uma colisão de fato.
Estimativas ainda mais recentes (feitas por L. Elenin em 27/2/2013) mostram que ele poderá chegar a 41 mil quilômetros de marte. No caso das previsões mais catastrofistas (que estima um diâmetro de 50 km para o núcleo do cometa), a colisão seria realmente muito grande, sem nenhuma 'destruição' de marte, apenas para o cometa.
Hoje, este cometa brilha com mag. 18.1 (inacessível a telescópios amadores) e, em outubro de 2014, sua 'colisão' com marte, desde o Brasil, não poderá ser visível, pois se dará durante o dia (a hora de máxima aproximação prevista será por volta das 16:50 do tempo legal). Nos dias anteriores, a magnitude estimada será pouco pouco abaixo de 9,0. Nessa data, o cometa e marte se encontrarão na constelação de Ofíuco.
De qualquer forma, na data de 19 de Outubro de 204, como visto desde marte, esse cometa poderá atingir mag. -8,0, o que o colocaria como um dos mais brilhantes objetos do céu.
De qualquer forma, na data de 19 de Outubro de 204, como visto desde marte, esse cometa poderá atingir mag. -8,0, o que o colocaria como um dos mais brilhantes objetos do céu.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário