![]() |
Amostra 110534212 de um objeto cometário disponível para análise pelo projeto Zooniverse. Fonte: Zooniverse.org |
Nem bem acabou de ver sua primeira luz, o recém-inaugurado Observatório Vera Rubin (https://rubinobservatory.org/) provocará uma verdadeira revolução na busca por cometas. Em menos de uma semana de imagens, esse observatório (Fig. 1) conseguiu descobrir mais de 2000 asteróides!
O site https://www.zooniverse.org/projects/orionnau/rubin-comet-catchers inaugurou as buscas de campos colhidos nas primeiras imagens contendo corpos do sistema solar. No esquema "Citizen Science", qualquer pessoa com conexão de internet pode ajudar a identificar, nas imagens, cometas e outros "asteroides com caudas" ou "asteroides ativos". A interface é intuitiva e o treinamento de identificação é quase imediato. Para participar das buscas, basta criar um login e uma senha no site do Zooniverse.
Bem-vindos ao Caçadores de cometas Rubin e feliz Dia do Asteroide! Estas imagens fazem parte do conjunto de dados Data Preview 1 (DP1) do Observatório Vera C. Rubin da NSF-DOE, usando a câmera especial de comissionamento, e que é apenas uma pequena amostra do que está por vir!
![]() |
Fig. 1 Imagem Wikipedia do Observatório Vera Rubin, no monte Cerro Pachón no Chile. |
No futuro, mesmo essa análise feita por humanos será substituída por sistemas já desenvolvidos de IA que, usando como treinamento aquilo que for bem classificado pelos humanos, assumirá a tarefa mais difícil de identificação de cometas.
A quantidade colossal de dados gerados pelo observatório fará com que qualquer pessoa possa ajudar a descobrir um cometa e tornará cada vez menos necessárias as buscas por amadores "independentes". Essas buscas já sofriam com a competição de telescópios robóticos, conforme já vimos no post "Como descobrir um cometa".
O Observatório Vera Rubin, porém, leva tudo para um novo patamar, talvez apagando os resultados dos telescópios robóticos.
Bem-vindos aos novos tempos da Astronomia de "big data" e caça usando inteligência artificial.
Comentários
Postar um comentário