05 outubro 2020

Oposição de Marte em 2020

fig. 1 Diagrama da ALPO dos principais aspectos da oposição marciana de 2020.

Outubro em 2020 é o grande mês da oposição marciana. Este ano, a posição do planeta será favorável a sua observação com diâmetro máximo de 22.6". Como o período orbital deste planeta é aproximadamente o dobro do ano terreno, apenas a cada dois anos temos a oportunidade de observá-lo mais próximo.

Conforme noticiamos aqui, e segundo o comunicado da ALPO

A aproximação máxima ocorrerá as 14:19 TU em 6/10/2020, com um disco planetário aparente de 22,6" a uma distância de 0,41 UA ou 62,07 milhões de quilômetros de distância. Durante a máxima aproximação em 2020, o diâmetro de Marte será 1,7" menor que na oposição de 2018, porém, ele estará 31 graus mais alto no céu, o que favorecerá observadores nos hemisférios norte e sul da Terra. Observa-se que a máxima aproximação da Terra com Marte não necessariamente coincide com o tempo de oposição, mas varia num intervalo de até duas semanas.

Em realidade, o planeta permanecerá visível favoravelmente ao longo de todo o mês de outubro e parte de novembro. A data de máxima aproximação é 6 de outubro, mas sua oposição ocorrerá em 13 de outubro. As datas não coincidem porque o ponto de máxima aproximação não corresponde à posição de sua órbita em que ele se posiciona em "oposição" ao sol em relação à Terra.

Na oposição de outubro de 2020, Marte estará na constelação de peixes. Nessa oposição, o hemisfério sul de marte estará em posição mais favorável de observação para a Terra. Por meio de um bom telescópio será possível ver regiões claras e escuras na sua superfície que correspondem a desertos e a regiões onde rocha está exposta. Será possível observar a calota polar sul, que dominará a visão dos polos.

Para observar o planeta, como já comentado, um telescópio de no mínimo 150 mm de abertura é recomendado. Grandes aberturas (~ 300 mm sob boas condições atmosféricas) podem proporcionar imagens detalhadas de características da superfície do planeta. Com instrumentos menores (p. ex., um refrator de 75 mm de diâmetro), é possível ver marte como uma pequena "bolinha" sem grandes aumentos.

O problema das tempestades de areia

Como é conhecido, não está garantida uma observação absolutamente límpida dos princiapais detalhes na superfície de Marte, dada a chance de ocorrerem tempestades de areia.

fig. 2 Diagrama do aspecto de Marte em sucessivas oposições desde 2016 até 2035. Crédito: Pete Lawrence. 

Para quem perder a oposição de 2020, haverá outra em 2022. O diagrama da fig. 2 mostra o aspecto do planeta e seu tamanho nas diversas oposições desde 2016. A oposição de 2018 foi a mais favorável, com diâmetro de 24.3". A partir de então, Marte reduzirá seu tamanho aparente até 2033 quando uma oposição semelhante à de 2020 ocorrerá. Em particular, a oposição de 2035 será bastante favorável.

Referência

Revista "Sky at Night". https://www.skyatnightmagazine.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário